Lixo eletrônico
O que é o lixo eletrônico : O lixo eletrônico possui uma grande variedade de nomes, como e-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou apenas resíduo eletrônico. Esses termos se referem a equipamentos elétricos ou eletrônicos que são descartados por não serem mais utilizados, ou seja, poderiam ser reciclados ao invés de serem destinados a um aterro sanitário.
Categorias: O lixo eletrônico pode ser dividido em quatro categorias, cada uma com sua própria classificação quantos a tamanhos e aplicações que se não forem descartados e manuseados de forma correta, podem causar impactos negativos para o meio ambiente e a saúde humana.
1. Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavas, fogões e ar condicinados, microondas, grandes TVs, etc.
2- Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, ventiladores, mixers, radio, etc.
3- Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets notebooks, celulares, etc
4- Pilhas e baterias portáteis: pilhas modelos AA,AAA, recarregáveis, baterias portáteis, etc.
Produção: O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo).
Lixo eletrônico e o mundo: Segundo o relatório, o Brasil gerou mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China (10,1 milhões de toneladas), EUA (6,9 milhões de toneladas), Índia (3,2 milhões de toneladas) e Japão (2,5 milhões de toneladas
Fontes: green elétron, ecoassist e toda matéria
Nenhum comentário:
Postar um comentário